ANY MESSINA

Nome Completo:   Any de Oliveira Brasil Messina

Partido:   UNIAO

Telefone:  

E-mail:   ver.anymessina@pontaldoparana.pr.leg.br

Homepage:  

Número do Gabinete:  

Biografia:  

Any de Oliveira Brasil Messina nasceu no Rio de Janeiro e, ainda na infância, mudou-se para "As Praias de Paranaguá" com sua família, aos 9 anos de idade, um ano antes da emancipação política que criou o município de Pontal do Paraná. Criada na cidade, estudou em escolas públicas do município, onde concluiu o ensino fundamental e médio. Em 2009, formou-se em Administração com habilitação em Gestão Portuária pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em Paranaguá.

Em busca de servir à população de forma ainda mais direta, Any prestou concurso público para a Polícia Civil do Paraná e foi aprovada em todas as fases, assumindo o cargo de investigadora em 2011. Iniciou sua carreira policial em Paranaguá, sendo transferida em 2015 para Pontal do Paraná, onde passou a desempenhar um papel fundamental no atendimento às mulheres vítimas de violência. Foi pioneira na criação de uma sala acolhedora para este público, desenvolvendo um trabalho importante de conscientização, prevenção e apoio.

Sua dedicação à causa e à segurança pública chamou a atenção do então prefeito eleito Rudão Gimenes, que a convidou para assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública em 2021. À frente da pasta até abril de 2024, quando retornou à Polícia Civil em razão da desincompatibilização política, Any promoveu grandes avanços na segurança municipal. Conquistou, em tempo recorde, o porte de arma para a Guarda Civil Municipal e fortaleceu a integração entre as forças de segurança do município por meio de parcerias e sistemas de compartilhamento de informações e imagens.

Idealizadora de diversas ações de enfrentamento à violência doméstica, participou da construção da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e realizou inúmeras palestras em escolas e comunidades, abordando temas como violência contra a mulher e abuso infantil. Também atuou de forma destacada na coordenação da Defesa Civil Municipal, liderando ações de resposta em desastres naturais, emergências e situações críticas, como alagamentos, barreiras sanitárias durante a pandemia de Covid-19 e o trágico desastre ocorrido em março de 2024 em um supermercado da cidade, que resultou na morte de três jovens mulheres.

Nas eleições de 2024, foi eleita vereadora de Pontal do Paraná pelo partido União Brasil, assumindo o cargo em 2025. Em março do mesmo ano, tomou posse como Procuradora Especial da Mulher na Câmara Municipal, onde segue atuando com firmeza e sensibilidade em prol das mulheres do município.

Casada e mãe da Sofia, Any Messina é reconhecida por sua trajetória de luta, compromisso com a justiça, a segurança e o bem-estar das mulheres e da comunidade pontalense como um todo.